Campeões de 92 são homenageados
Palmito, Solis, Clésio, Washington, Itamar, Cláudio Freitas, Sidão, Rildo, Joubert, Müller. Esses e tantos outros atletas e membros de comissão técnica estiveram em Brusque no final de semana para comemorar os 20 anos do título catarinense do Bruscão, em 1992. O jantar e o jogo festivo foram marcados por homenagens aos campeões.
No sábado (8) à noite, um jantar para convidados foi servido no restaurante Degustus, no Bairro Santa Terezinha. Durante a confraternização, todos que participaram tanto da organização do evento, quanto do título foram lembrados com presentes e placas. Além da conversa, o que mais se ouvia eram palmas para o grupo campeão.
Entre um papo e outro, surgiam histórias curiosas daquele campeonato, como a fuga das latinhas, protagonizada por Sidão em jogo contra o Marcílio Dias. "Estávamos empatando o jogo e o Sidão, já experiente, caiu em campo e saiu de maca. Quando ele chegou próximo à lateral, os torcedores atiraram latinhas nele. Ele não pensou duas vezes, pulou da maca e saiu correndo para dentro de campo", conta o ex-presidente Chico Wehmutt.
Outra história que se destaca é o 6 a 0 mais difícil do futebol. "O placar demonstrou um jogo fácil, mas nós chutamos seis bolas ao gol do Inter de Lages e marcamos todos. Já o nosso adversário chutou mais bolas que nós e não marcou nenhum gol. Demos sorte nessa partida e ficou a impressão de um jogo fácil demais, só que não foi bem assim", relembrou o treinador Joubert Pereira.
Autor do gol que garantiu o único título estadual do Brusque Futebol Clube, o ex-atacante Cláudio Freitas relembra a jogada contra o goleiro Carlão. "Naquela hora a gente não pensa muito, mas a qualidade pesa. Mesmo de frente para o goleiro, fiquei com medo de errar e resolvi enganá-lo, fingindo o chute. Ainda bem que deu tudo certo e o gol saiu, méritos de todo o grupo".
Após a janta e as homenagens, o grupo foi presenteado com uma cópia do vídeo da final contra o Avaí, no Estádio Augusto Bauer. Uma dessas cópias foi direto ao aparelho de DVD presente no local, onde os atletas puderam assistir ao tão falado e comemorado jogo, realizado em 13 de dezembro de 1992.